COMPOSITORES/PRODUTORES MUSICAIS: O PRODUTOR É TAMBÉM UM AUTOR?

COMPOSITORES/PRODUTORES MUSICAIS: O PRODUTOR É TAMBÉM UM AUTOR?

 (Em processo)



Este conjunto de postagens surge a partir da leitura do livro "The Producer as Composer Shaping the Sounds of Popular Music!", do suíço Virgil Moorefield.
No livro, Moorefield, que é músico e produtor, estabelece pontos de vista sobre a evolução do papel do produtor discográfico, de organizador a autor, traçando uma linha do tempo que vai de Phil Spector e George Martin à ascensão do hip-hop e dos remixes.
Discute de forma pormenorizada trabalhos de produtores e músicos-produtores, incluindo além de Spector e Martin, Brian Wilson, Brian Eno, Bill Laswell, Trent Reznor, Quincy Jones e os Chemical Brothers. Aponta como base dessa transformação, o desenvolvimento tecnológico (novas técnicas - edição de fitas, overdubbing, compressão - e, por fim, o surgimento de equipamento de gravação digital de baixo custo, permitindo aos artistas serem seus próprios produtores).
Muitos aspectos tem tido pouca relevância ou são até omitidos na apresentação dos produtos da indústria cultural, como compositores, produtores/arranjadores, instrumentistas, engenheiros de som, backing vocals, etc.
Moorefield aborda um aspecto quase intocado sobre a importância do que é realmente ouvido numa determinada gravação pop, como ela soa e porque.


 Parte 1 - Phil Spector (1939 - 2021)
(A parede de som de Phil Spector)


Sempre que lia a expressão "Wall of sounds" como marca registrada do trabalho de produção fonográfica de Phil Spector, eu tinha a curiosidade de saber mais sobre como ele processava sua técnica. Esse livro me ajudou bastante a compreender a origem, evolução e transformação do tratamento dado aos discos pelo icônico produtor americano, cuja vida e carreira tiveram muitos altos e baixos,(à exceção da crescente loucura que culminou com uma tragédia), o que não impediu que o seu lado criativo o tornasse em uma lenda viva da música pop.

Phil Spector (Harvey Phillip Spector)

Nova Iorque o viu nascer em 26 de dezembro de 1939.  Em 1952, o adolescente ganhou sua primeira guitarra. No ano seguinte, estabelece-se com a família em Los Angeles.

 
Em 1954 a mania pelo rock'n'roll começa a tomar forma e revolucionar a música e a cultura popular, com o surgimento de nomes como Elvis Presley e em seguida Bill Haley. Mas é o guitarrista de Ella Fitzgerald, Barney Kessel, quem mais iria impressionar e inspirar a Phil Spector, naquele período.
No início de 1957, Spector formou seu primeiro grupo de rock 'n' roll com amigos da Fairfax High School. (Lou Adler, Bruce Johnston, Steve Douglas e Sandy Nelson). No mesmo ano, começaria um aprendizado musical nos Gold Star Recording Studios.
Em maio de 1958,  Spector forma os Teddy Bears com Annette Kleinbard e Marshall Leib e grava uma demo, "Don't Worry My Little Pet", pela Gold Star. No mesmo ano, assina com a Era Records.
No verão de 1958 grava o single "To Know Him Is to Love Him", que é lançado no final de setembro e em três meses alcança o primeiro lugar. 

1958

The Teddy Bears Sing – The Teddy Bears
To Know Him Is To Love Him - The Best Of
Compositor: Phil Spector

https://youtu.be/sV718cKqJLw

To Know Him Is To Love Him (Live)
[The Perry Como Show, 1958]
Com  um Phil Spector ainda muito jovem, na guitarra e nos vocais.

1960:

Aos dezenove anos, o jovem Phil Spector, recém-chegado de Los Angeles, começava a inscrever o termo "produtor" de forma indelével no vocabulário da produção de discos pop, passando a ser incensado por cronistas do rock'n'roll como uma de suas figuras mais talentosas, excêntricas e extravagantes.

Leiber e Stoller o haviam contratado como aprendiz, atendendo a um pedido de seu amigo Lester Sills, um dos principais nomes do cenário musical pop de Los Angeles. Spector já havia feito algum sucesso na Costa Oeste com "To Know Him Is to Love Him", mas seu grande e maior êxito o aguardava em Nova York. Nessa época, no mundo altamente competitivo e unido dos músicos de estúdio de Nova York, Spector não teve  imediata aceitação. Ele teria que provar seu valor, o que logo fez com "Corinna Corinna",  surpreendendo a todos pelo domínio do estúdio e incrível  habilidade para organizar e vender seus sons. A música, cantada por Ray Peterson, logo alcançaria o Top Ten, no final de 1960.

Ray Peterson interpretando "Corinna, Corinna", lançada originalmente em 1960.
Compositores: J. Mayo Williams, Bo Chatman & Mitchell Parish.


Ray Peterson - Corinna, Corinna


A canção atingiu o 9º lugar na Billboard Hot 100 dos EUA, o 10º lugar nas paradas australianas e o 41º lugar na tabela de singles do Reino Unido.

Comparativamente, as gravações do grupo vocal dos Drifters do período 1958-1962, produzidas por Leiber e Stoller, soam mais convencionais que discos de Spector do mesmo período. Mesmo quando se afasta do doo-wop em direção a uma sensação inicial de soul music, o som dos Drifters se apoia mais no jazz e em idiomas clássicos. Embora "There Goes My Baby", de 1959 seja considerado o primeiro disco de R&B a incluir cordas, o som da orquestra é acanhado em relação ao de Spector. 

https://youtu.be/1D55FmGuGMg

There Goes My Baby

There Goes My Baby · The Drifters
R & B
Composers: Benjamin Nelson, George Treadwell, Jerry Leiber, Lover Patterson, Mike Stoller.

1961:


 

Philles Records:
No final de 1961, Spector formou uma nova editora discográfica com Lester Sill, que por esta altura tinha terminado a sua parceria comercial com Hazlewood. A Philles Records combinava os nomes dos seus dois fundadores. Através da Hill and Range Publishers, Spector encontrou três grupos que queria produzir: os Ducanes, os Creations e os The Crystals. Os dois primeiros assinaram com outras empresas, mas Spector conseguiu assegurar os Crystals para a sua nova editora. O seu primeiro single, "There's No Other (Like My Baby)" foi um sucesso, atingindo o 20º lugar. O seu lançamento seguinte, "Uptown", chegou ao 13º lugar.

1962:  

Twist Uptown – The Crystals

https://youtu.be/3UZB2vIFjiM
Uptown · The Crystals

Da Doo Ron Ron: The Very Best of The Crystals
℗ 2011 Phil Spector Records, Inc. Under exclusive license to
EMI Blackwood Music Inc./Sony Music Entertainment
Composer: Barry Mann
Composer: Cynthia Weil
Arranger, Producer: Phil Spector
Engineer: Bill MacMeeken
Arranger: Hank Levine


1963:

"Be My Baby"
Compositores: Phil Spector, Ellie Greenwich, Jeff Barry

    The Ronettes - Be My Baby (Official Audio)

Um dos melhores exemplos do som de Spector é o sucesso de 1963 "Be My Baby", cantado pelas Ronettes e com a então esposa de Spector, Ronnie Spector, como vocalista principal. Com 2:37, esta faixa simboliza o conceito da canção pop concisa: há uma simplicidade aperfeiçoada, uma inevitabilidade em cada elemento de harmonia e estrutura que é emblemática do gênero. O arranjo, bem como a mistura, exemplificam o Wall of Sound no seu melhor. Gravado nos Gold Star Studios de Los Angeles,"Be My Baby" foi concebido por Larry Levine e arranjado pelo colaborador habitual de Spector, Jack Nitzsche, com créditos de escrita para Spector, Greenwich e Barry.

He's a Rebel – The Crystals 
1963: Zip-A Dee-Doo-Dah – Bob B. Soxx e the Blue Jeans
1963: A Christmas Gift for You from Philles Records – Varios Artistas


1964: Presenting the Fabulous Ronettes Featuring Veronica – The Ronettes

1965:

A canção "You've Lost That Lovin' Feelin'", de 1965, produzida e co-escrita por Spector para os The Righteous Brothers, é considerada pela BMI como a canção com maior número de reproduções nos Estados Unidos no século XX. 

https://youtu.be/xbg1gkWb0Wo

You've Lost That Lovin' Feelin' · The Righteous Brothers
The Very Best Of The Righteous Brothers - Unchained Melody
℗ 1965 Universal Records, a Division of UMG Recordings, Inc.
Released on: 1965-01-01
Produtor: Phil Spector
Composiyores  Phil Spector, Barry Mann, Cynthia Weil

1966:

Tina Turner
River Deep – Mountain High – Ike & Tina Turner
Compositores: Jeff Barry, Phil Spector, Ellie Greenwich

https://youtu.be/uj0wPrN_Y_4


 
https://youtu.be/e9Lehkou2Do
 Tina Turner - River Deep, Mountain High (1966, versão Phil Spector)
 
Na versão de 1966, gravada por Phil Spector. Ike Turner não esteve diretamente envolvido na gravação, apesar de o seu nome estar creditado  na mesma.Tal  foi o acordo que Phil fez com Ike, na condição de ele se manter afastado. Spector desejava que Tina cantasse naturalmente, não gritando como Ike exigia que ela fizesse nas suas gravações. Mais tarde, Tina regravaria a canção com Ike Turner para o álbum de 1973, "Nutbush City Limits", que deixa a desejar em relação à gravação de 1966.




1970: 

Let It Be – The Beatles
The Long And Winding Road (Remastered 2009)
https://youtu.be/fR4HjTH_fTM
The Beatles - The Long And Winding Road (Official Video)
 

https://youtu.be/oz3JlMhgfq0

The Long And Winding Road (Naked Version / Remastered 2013)
https://youtu.be/lfVAJNqWw84

For You Blue (Remastered 2009)


https://youtu.be/TIFHRaZERHg
 
For You Blue (Naked Version / Remastered 2013)



https://youtu.be/Z3BhHRLdWws


1970: 

All Things Must Pass (co-producer) – George Harrison

 


https://youtu.be/TjBL-sSpuFM

Wah-Wah (2020 Mix) · George Harrison
All Things Must Pass
Producer, Guitar: George Harrison
Bass  Guitar: Carl Radle
Bass  Guitar: Klaus Voormann
Drums: Ringo Starr
Sound  Engineer: Eddie Klein
Sound  Engineer: Ken Scott
Sound  Engineer: Phillip McDonald
Guitar: Eric Clapton
Guitar: Joey Molland
Guitar: Pete Ham
Guitar: Peter Frampton
Guitar: Tom Evans
Keyboards: Gary Brooker
Keyboards: Billy Preston
Keyboards: Bobby Whitlock
Mixer: Paul Hicks
Percussion: Alan White
Percussion: Jim Gordon
Percussion: Mike Gibbons
Producer: Phil Spector
Saxophone: Bobby Keys
Trumpet: Jim Price
Composer: George Harrison

1971: 

The Concert for Bangladesh (co-producer) – George Harrison e friends 

Solo de sax tenor por Jim Horn na canção Wah-Wah, durante o Concerto para Bangladesh

Solo arrebatador de sax tenor feito pelo Jim Horn na música Wah-Wah, durante o Concerto para Bangladesh. Em versões anteriores do arranjo, o sax é executado pelo Bobby Keys, que dialoga com a guitarra de Harrison num duelo muito bem construído de interlúdio. Produção de Phil Spector em todas as versões. Spector, inclusive é visto nas cenas iniciais da parte de Banda do Concerto, por trás do palco,  junto aos músicos.

 
Solo de sax tenor por Jim Horn na canção Wah-Wah, durante o Concerto para Bangladesh (Vídeo)


1970:

 Instant Karma! (We All Shine On)

https://youtu.be/duXdo3JnWpY

 


Instant Karma! (We All Shine On) · John Lennon · Yoko Ono

Plastic Ono Band

Piano, Vocals: John Lennon
Guitar, Piano, Background  Vocalist: George Harrison
Drums, Piano, Background  Vocalist: Alan White
Bass  Guitar, Piano, Background  Vocalist: Klaus Voormann
Organ, Piano, Background  Vocalist: Billy Preston
Tubular  Bells, Clapping, Background  Vocalist: Mal Evans
Background  Vocalist: Yoko Ono
Producer: Phil Spector
Engineer: Phil McDonald
Engineer: Andy Stephens
Producer: Yoko Ono Lennon
Mixer: Rob Stevens
Engineer: Sayyd Droullard
Engineer: Paul Goodrich
Engineer: Sam Gannon
Mastering  Engineer: Ryan Smith
Recording  Supervisor, Production  Coordinator: Simon Hilton
Composer  Lyricist: John Lennon

1971:

Imagine (co-producer) – John Lennon e the Plastic Ono Band com the Flux Fiddlers

 How Do You Sleep? (Remastered 2010)

 


https://youtu.be/teD9t-lO_o0

How Do You Sleep? (Remastered 2010) · John Lennon
LP Imagine

Producer, Associated  Performer, Guitar: John Lennon
Producer: Yoko Ono
Producer: Phil Spector
Guitar: George Harrison
Bass ( Vocal): Klaus Voormann
Drums: Alan White
Piano: Nicky Hopkins
Composer  Lyricist: John Lennon
 
Um dos solos mais preciosos de George Harrison está nessa gravação. Nicky Hopkins ficou com a palavra final no arranjo, fechando com chave de ouro a faixa. 
De todos, incluindo o co-produtor, só quem ainda está vivo é o Klaus Voorman. Longa vida para ele!
 

https://youtu.be/2bpiunsr1xM

1972:

Some Time in New York City (co-producer) – John Lennon e Yoko Ono com Elephant's Memory plus Invisible Strings


1973: 

Try Some Buy Some - George Harrison
Produção da faixa: George Harrison e Phil Spector
Engenheiro de som:  Phillip McDonald
LP  Living in the Material World  – George Harrison

https://youtu.be/KIA7rnQIoW8

 

1989:

Spector é introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como não intérprete. 


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REFERÊNCIAS:


Virgil Moorefield - The Producer as Composer (2010, MIT Press)

How we made the Ronettes' Be My Baby _ Phil Spector _ The Guardian

[Popular Music 2007-oct 03 vol. 26 iss. 3] Fikentscher, Kai - The Producer as Composer_ Shaping the Sounds of Popular Music. By Virgil Moorefield. Cambridge, MA and London, UK_ The MIT Press (2007) [10.1017_S0261143007003


Recordings Cited

The Crystals. "Uptown." On Spector, Back to Mono, CD 2.

The Drifters. Definitive Dri~ers Anthology Volume Three: Save the Last Dance for Me.
Sequei, 1996.

Peterson, Ray. "Corrine, Corrina." On Spector, Back to Mono, CD 1.

The Ramones. "Rock'n'Roll High School!" End ofthe Century. 1980. Warner, 1994.

Ribovsky, Mark. He's a Rebel. New York: E. P. Dutton, 1989.

Spector, Phil. (Prod.). Back to Mono: (1958-1969). 4-CD set. Phil Spector Records,
1991.
--. A Chn'stmas Album. Back to Mono, CD 4.

The Teddy Bears. 11To Know Him Is to Love Him." Spector, CD 1.
Turner, Ike, and Tina Turner. "River Deep, Mountain High." On Spector, Back to
Mono, CD 3.
UZ. Zooropa. lsland, 1993.




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