"A EVOLUÇÃO DO REGISTRO SONORO"


Na época da publicação da Linha do Tempo da Invenção Musical, em 2002, estava na rede o site jornalmovimento.com.br, de cujos arquivos pude capturar a sequência de excelentes artigos de Marcelo de Almeida, advogado, pesquisador e restaurador de discos, que transcreví na integra como material de referência sobre a evolução do registro sonoro em seus diferentes aspectos. Considero que este material não perdeu sua relevância, mesmo diante da diversidade de documentos em vídeo, restaurações de cilindros, vinís e uma infinidade de outras fontes atualmente disponíveis na internet. Credito inteiramente a Marcelo de Almeida os textos e imagens disponibilizados no tópico.



Consultar:
http://www.jornalmovimento.com.br/marcelo-de-almeida

Comentários

  1. Roberto, grande matéria essa sobre o registro do som que você decidiu resgatá-la de anos atrás.Parabéns !!Excelente texto e muito elucidativo.Uma grande história...

    ResponderExcluir
  2. muito bom seu texto, e bem informativo também.
    valeu

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo
    muito legal o seu trabalho
    estudo música na unicamp e ultilizei o conteudo deste site para fazer um trabalho sobre a historia da gravação
    muito obrigado!

    ramon

    ResponderExcluir
  4. Bom ver o trabalho da gente sendo utilizado na construção de saberes. Apenas enfatizando o que já digo no próprio post desde o início: o mérito é do Marcelo de Almeida, cujo texto infelizmente ficou fora do ar; nós apenas resgatamos sua presença viva na web. A ele, é que devemos agradecer.
    Abraços a todos.
    Roberto Luis.

    ResponderExcluir
  5. Muito Valiosoas estas informações, me ajudaram com minha pesquisa histórica para meu TC onde projetei um aparelho eletrônico de audição de músicas.
    Que perpetue este conhecimento para as futuras gerações.
    Excelente trabalho, muito obrigado!

    Juliano Dias

    ResponderExcluir
  6. Parabens por este documento historico tão rico de informações sobre a maquina de som.
    Tenho comigo herdado dos meus avós, um vitrola RCA Victor de 1904.
    O móvel está perfeito, o prato, o braço, tudo completo. Apenas a corda está faltando. Há um mecanico conhecido que pode instalar. Não tem contudo a peça. De que maneira posso conseguir isso para deixar o equipamento funcionando?
    Agradeço imensamente pela resposta.
    Maximo Linhares Fiuza - Fortaleza - CE. e-mail:maximo@servtec.com.br - fone 85 8739 3805

    ResponderExcluir
  7. Prezado Maximo,
    Obrigado pelo comentário. Está aí lançada a sua solicitação. Quem sabe surge alguém para ajudar? Seria interessante postar fotos do aparelho e informar mais detalhes sobre essa "corda". Conte comigo no que for possível.
    @braços, sucessos!
    Roberto Luis

    ResponderExcluir
  8. Foi otimo encontrar sua materia, parabens.Tenho uma victrola ortofonica, acredito de 1904 a primeira, tenho dicos antigo, muitas agulha: centenas, ela esta funcionando muito bem. Pretendo vende-la, sabes me informar quanto vale, aguardo resposta: sua e de outros interessados.obrigado. Eduardo Lima. Ah quanto a corda da vitrola caro Maximo leve ao recuperador de relogios antigos, eles fabricam a mola, basta saber o tamanho e tensão da mesma.Sevlaedamil@hotmail.com (11 8667-8835)

    ResponderExcluir

Postar um comentário