2 de agosto de 2012

DUPLAS E TRIOS VOCAIS DA BAHIA - OS TINCOÃS


CACHOEIRA: AS ORIGENS
Fundada em 1531 e elevada à categoria de cidade em 1873, a vila de Cachoeira representa um ponto geográfico importante, e constitui-se em uma forte referência para a história, a identidade e a cultura baianas. 
Preservando sua identidade cultural ao longo dos anos, os habitantes de Cachoeira não apagaram da memória costumes e traços culturais dos africanos e afro-descendentes que pisaram seu solo, cultivando a diversidade, a riqueza do saber popular, o sincretismo religioso, essa engenhosa maneira encontrada pelo povo negro para, realizando diversas trocas simbólicas, manter vivas suas crenças e formas de expressão. Fortes evidências de continuidade encontram-se, sem dúvida, na música e na linguagem oral característica dos cultos afro-brasileiros. 
Formado desde o final da década de 1950 e inícios da década de 1960, um grupo musical cachoeirano iria, na década de 1970, promover uma transfiguração da música religiosa afro-brasileira em uma forma nova de arte, incorporando à música popular brasileira um jeito diferente de interpretar cantigas de orixás e sambas de roda, caracterizado pelo uso das harmonias vocais e de um instrumental enxuto, mas eloquente. Eles já encontraram os caminhos abertos por Caymmi, Baden-Vinicius e alguns outros baluartes da nossa música. 
O trabalho musical dos Tincoãs é único,  auto-referenciado. Da influência dos famosos trios vocais que interpretavam canções e boleros, pouco permaneceu. A música de raiz, o legado musical popular da região do recôncavo baiano seriam a tônica e a dominante na nova linguagem que realizaram. Dadinho e Mateus Aleluia foram os compositores mais frequentes nas suas gravações, que registram também um número considerável de adaptações de música tradicional elaboradas por eles, incluindo canções coletadas em Angola, na última fase do grupo.

 OS PRIMEIROS TINCOÃS
Da esquerda para a direita: Dadinho, Heraldo e Erivaldo

No início da década de 1960, na cidade baiana de Cachoeira, os jovens Erivaldo, Eraldo e Dadinho formavam mais um trio de vocalistas, entre os muitos que, seguindo a receita do famoso Trio Los Panchos, alimentavam o ideal de cantar, gravar discos, e fazer sucesso no rádio e no cinema. 
Timbau, maracas e um violão constituiam o instrumental de suporte para o trabalho vocal dos rapazes. O nome peculiar dado ao trio, aliás bastante apropriado, foi tomado de empréstimo a uma das tantas espécies de pássaros canoros encontrados no Brasil: Os Tincoãs.
Da esquerda para a direita: Heraldo, Dadinho e Erivaldo
Filhos de cantores, os três já gorjeiavam desde meninos, fosse nos terreiros de candomblé, (Dadinho pertencia à Roça do Ventura) nos bailes, nos corais de igrejas ou mesmo no bar O Sucesso, recanto de propriedade de Dadinho, que ficava na parte térrea do sobradão da Família Arlindo Estrela, bem na esquina entre as ruas Ana Nery e 25 de Junho.
Da esquerda para a direita: Heraldo, Dadinho e Erivaldo
Dadinho, especialmente, dedicou-se com afinco à carreira de cantor, tendo participado da formação do Trio Caçula, com Didi da Bahiana e Ulisses Damião, (Mião, depois substituído por Wandecock) sempre acompanhado de perto por Erivaldo Brito, o Tincoã que preferiu retornar ao ninho.
Dadinho foi também um dos crooners  da orquestra Porto e seu Conjunto. Observando vídeos de suas performances, percebe-se mais uma de suas habilidades, na qualidade técnica da sua execução do violão.

Em 1960, Os Tincoãs estreavam em programas de televisão, obtendo a primeira classificação no Programa Escada para o Sucesso, realizado pela TV Itapoan, em Salvador. Nessa época, seu repertório era constituído essencialmente de boleros, o gênero mais ouvido na época, inclusive em Cachoeira, no bem frequentado bar O Sucesso.

[1960-1963 - FORMAÇÃO INICIAL:  ERIVALDO / HERALDO / DADINHO]

Algumas informações e fotos disponibilizadas nas publicações de Erivaldo Brito e Cacau Nascimento em blogs que enfocam a cidade de Cachoeira são valiosas para a reconstituição da história dos Tincoãs. 
Erivaldo, cachoeirano, filho de Ester e de Jessé, foi um dos integrantes da primeira formação do trio, e primeiro a deixar o conjunto, por opção, dando outro rumo à sua vida pessoal. Podemos identificá-lo através de fotos antigas postadas por ele, com o pequeno timbau ao lado de Dadinho (violão) e Heraldo (maracas).
Da esquerda para a direita: Erivaldo, Dadinho e Heraldo

"Quando Os Tincoãs foram gravar o seu primeiro disco, - em agosto próximo fazem 50 anos! -, fiz uma escolha pessoal para inclusão de uma música cuja letra havia me tocado. Dadinho preocupava-se tão somente com a beleza melódica, não atinava para o que estava dizendo. O bolero gravado chama-se “Solidão” e diz o seguinte: “Solidão... E isso apenas quer dizer, que o meu ser só, é um só de sem você, que é muito mais só, e bem diferente do só de toda gente quando está só!“ Foi a faixa menos tocada do elepê “Meu Último Bolero” e não saiu qualquer comentário crítico."
(Erivaldo Brito, 07/07/2011)
[http://jornaloguarany.blogspot.com.br/2011/07/cachoeirabahia_07.html]


1961/1962: LP Meu Último Bolero
 
De Cachoeira para a Baía, (como era chamada a cidade do Salvador) e em seguida para o Rio de Janeiro. Essa foi a trajetória seguida pelos rapazes até a gravação do seu primeiro LP. O canto em falsete de Dadinho, trançado com os vocais de Eraldo e Erivaldo, seria enriquecido com a brilhante participação dos instrumentistas Waldir Azevedo (cavaquinho) e José Roberto Keller (teclados).
Ouça as 12 faixas do LP Meu Último Bolero, gravado pelo trio Os Tincoãs em 1961:
 
Mas a fase de ouro dos boleros estava findando. Logo viriam novos movimentos musicais e o estilo de repertório praticado pelo trio até então, não mais alcançaria o sucesso tão esperado.
Erivaldo, Dadinho e Heraldo: os primeiros Tincoãs
[1963-1975 - SEGUNDA FORMAÇÃO: HERALDO / DADINHO / MATEUS ALELUIA]

A partir de 1972, nova investida do grupo, já sem a participação de Erivaldo, que se desligara do grupo desde 1963, permanecendo em Cachoeira. No lugar de Erivaldo, Mateus Aleluia Lima. 
Voltavam para o Rio de Janeiro, e introduziam um novo conceito musical, ainda não explorado na música popular brasileira: os arranjos vocais para cantigas provenientes dos rituais religiosos afro-brasileiros e sambas de roda, tão presentes e tão marcantes na terra de origem dos componentes do conjunto.

É outro cachoeirano, amigo do ex-Tincoã Erivaldo, quem conta um pouco do processo de elaboração da nova linguagem musical do trio, que deixava para trás os boleros, bebendo das fontes mais puras e valorizando a cultura musical de raiz:
[...] "Dona Zuleide da Paixão, conhecida como Ledinha, [Dona Ledinha de Yansã] iyalorixá do terreiro Loba Nekun Filho, localizado no Alto do Monte, arrumava seu tabuleiro de acarajé na esquina do Bar O Sucesso, de Dadinho, onde atualmente funciona o retaurante Rabuni, na Praça 25 de Junho." 
[...]
"Foi nessa época que Mateus Aleluia, Dadinho e Eraldo pesquisavam músicas de candomblé para gravar o LP do Tincoãs, que inseriria a cantiga de orixás em lugar destacado da música popular brasileira. Enquanto comiam acarajés, os três tincoãs cachoeiranos ouviam e gravavam em fitas-cassete D. Ledinha cantar cantigas do candomblé do terreiro de Dona Lira, sua mãe de santo adotiva. "Sou de Nanã, ê uá..." "Deus nos salve, aldeia..."  "Na Beira do mar, salvarei Yemanjá..."  Em 1971, os três meninos foram para o Rio de Janeiro encontrar Adelzon Alves e outros produtores. Gravaram. O Sucesso havia se consolidado. Dali da esquina e junto ao tabuleiro de acarajé de Dona Ledinha, filha de Cabocão do Açougue e de Yansã, os canoros  tincoãs voariam mundo afora. Para o bem de nossa música. Com as bênçãos de Iyemanjá."
(Luiz Cláudio Dias do Nascimento, 21/03/2010)
[http://cacaunascimento.blogspot.com.br/2010/03/historia_21.html]

Em 1973 gravam o segundo LP, o antológico Os Tincoãs, que foi produzido por Adelzon Alves. Mateus e Dadinho assinam a maioria das composições, sob a produção musical do maestro Lindolfo Gaya.  

1973 - LP Os Tincoãs – Odeon SMOFB 3792 - Jangada 036 422476
Dadinho, Heraldo e Mateus na belíssima capa do LP Os Tincoãs de 1977,
sem similar em toda a discografia brasileira.
 FAIXAS:
1. Deixa a Gira Girar (Mateus / Dadinho / Heraldo)
2. Yansã Mãe Virgem (Mateus / Dadinho)
3. Sabiá Roxa (Adpt. Mateus / Dadinho / Heraldo)
4. Ogundê (Adpt. Mateus / Dadinho)
5. Na Beira do Mar (Mateus / Dadinho)
6. Raposa e Guará (Adpt. Mateus / Dadinho)
7. Saudação aos Orixás (Mateus / Dadinho)
8. Canto Pra Iemanjá (Mateus / Dadinho)
9. Capela D'Ajuda (Mateus / Dadinho / Heraldo)
10. Obaluaê (Adpt. Mateus / Dadinho / Heraldo)
11. A Força da Jurema (Mateus / Dadinho / Heraldo)
12. Embola Embola (Tradicional / Adpt. Mateus / Dadinho)


[1975 - TERCEIRA FORMAÇÃO: DADINHO / MATEUS ALELUIA / MORAIS]

Em 1975 a morte prematura de Heraldo surpreende os Tincoãs. Eles haviam acabado de gravar a faixa Banzo, para a trilha sonora da novela Escrava Isaura. 
Para manter a formação de trio, entra Morais, que não permaneceu por muito tempo, mas participou do terceiro LP, O Africanto dos Tincoãs, editado em 1975. Logo, Badu será o próximo vocalista incorporado ao grupo, que a essa altura já se tornara um grande sucesso.

1975 - Participação no LP Carnaval 76 - Convocação Geral nº 2

1975 - LP Carnaval 76 – Convocação Geral nº 2 (vários artistas) – Som Livre 403.6080
FAIXA:
Quebra Quebra Guabiraba (Mateus / Dadinho)


1975 - LP O Africanto dos Tincoãs – RCA Camden 107.0220

FAIXAS:
1. Promessa ao Gantois (Mateus / Dadinho) 
2. Dora (Dorival Caymmi)
3. Salmo (Mateus / Dadinho)
4. Homem Nagô (Mateus / Dadinho)
5. Canto e Danço Pra Curar (Mateus / Dadinho)
6. Sereia (Mateus / Dadinho)
7. Jó (Mateus / Dadinho)
8. Oxóssi Te Chama (Mateus / Dadinho)
9. Anita (Mateus / Dadinho)
10. Ogum Pai (Mateus / Dadinho)
Formação: Mateus e Dadinho
Arranjos e Regência:
Oberdan (1, 3, 4, 5, 10)
João Donato (2 e 8)
Coordenação Artística: Adelzon Alves
Músicos: Luis Roberto no Contrabaixo

[1976-1984 - QUARTA FORMAÇÃO: DADINHO / MATEUS ALELUIA / BADU]

1976 - Compacto Escrava Isaura - Trilha Sonora da Novela da Rede Globo, exibida de 11/10/1976 a 05/02/1977  (Vários artistas) – Som Livre 402.6045
FAIXA:
5. Banzo (Hekel Tavares / Murilo Araújo)
    Intérpretes: Os Tincoãs

1976 - Compacto simples - RCA Victor 101.0329

FAIXAS:
A. Promessa ao Gantois (Mateus / Dadinho)
B. Anita (Mateus / Dadinho)


1976 - LP Fantásticos vol.5 (vários artistas) – RCA Victor 103.0174
FAIXA:
Promessa ao Gantois (Mateus / Dadinho) 

1977  - Cordeiro de Nanã (Mateus / Dadinho) 

1977 - LP Canto de Fé (vários artistas) – Som Livre 409.6021

1977 - LP Levanta Poeira (vários artistas) – Som Livre 403.6133

1977 - Os Tincoãs – RCA Victor 103.0207
FAIXAS:
1. Atabaque, Chora (Matheus / Dadinho)
2. Lamento às Águas (Adpt. Mateus / Dadinho)
3. Canto de Dor (Mateus / Dadinho)
4. Chão da Verdade (Mateus / Dadinho)
5. Romaria (Mateus / Dadinho)
6. Deixa a Baiana Sambar (Louvaim)
7. Canto do Boiadeiro (Adpt. Mateus / Dadinho)
8. Enterro da Iyalorixá (Antônio Carlos Pinto / Jocafi)
9. Chapeuzinho Vermelho (Mateus / Dadinho)
10. Arrasta a Cadeira (Mateus / Dadinho)
11. Cordeiro de Nanã (Mateus / Dadinho)
12. Acará (Mateus / Dadinho)

1977 - LP Os Pastores da Noite (Otália da Bahia) – Trilha sonora do filme (vários artistas) - RCA Victor 103.0191

1980 - Compacto simples - Atlantic/WEA - BR 10.122
FAIXAS:
A. Embola, Embola (Mateus / Dadinho)
B. Mãe D"Água É Rica (Mateus / Dadinho)

1982 - Participação no Festival  MPB Shell (Março a setembro de 1982 (TV Globo)
Os Tincoãs foram classificados na 2ª Eliminatoria, com Ajagunã, (Oxaguiã) de Mateus e Dadinho.
1982, 11 de setembro - Mesmo não vencendo o Festival, Os Tincoãs apresentaram Ajagunã na Final.

1982 - LP Festival MPB Shell 82. Vol. 1 - (Vários Intérpretes) Som Livre/SIGLA LP 403.6258
LP oficial do Festival MPB 82 da Rede Globo, incluindo as 24 finalistas (02 volumes)

FAIXA:
Lado A
5. Ajagunã (Mateus / Dadinho) Os Tincoãs
Ajagunã
Composição: Mateus / Dadinho
Interpretação: Os Tincoãs

 1982 - Compacto simples - RCA Victor - 101.0860
FAIXAS:
A. Ajagunã (Mateus / Dadinho)
B. Chorojô (Mateus / Dadinho)

 1982 - Participação no LP Cósmica, de Baby Consuelo
1982 - LP Cósmica (Baby Consuelo) – WEA
FAIXA:
Aganjú (Charles Negrita / Pepeu Gomes)


1983 - João Nogueira grava a composição Dois, Dois, de Dadinho/Mateus/Clóvis (ou: Gogó/Datinho/Mateus) no seu LP Bem Transado - RCA Victor 103.0605
FAIXA:
8. Dois Dois (Dadinho / Mateus / Clóvis)

1983 - Participação dos Tincoãs no LP Novas Palavras, de Martinho da Vila - RCA Victor 103.0605
FAIXA:
4. Vieram Me Contar (Mateus / Dadinho / Martinho da Vila) Martinho da Vila

Tião Motorista, Martinho da Vila, Aniceto e Os Tincoãs,
no encarte do LP de Martinho da Vila/1983

 
 Vieram Me Contar 
Composição: Mateus / Dadinho / Martinho da Vila
Interpretação:  Martinho da Vila

 Vieram me contar, o lalá
Que a lua ressurgiu, o lalá
E com seu manto revestiu, o lalá
Toda escuridão do mar
Ai, o lele, lalá

Ah! sonho bom
Vai buscar meu querer
Mas eu sei que o luar
Não é mais de São Jorge, não
Ela não vem
Mas eu sei sublimar
E cantar pro luar
Nas noites de verão
Sonho bom...

Os Tincoãs
Participação Especial

1983 - Participação no LP de Luís Carlos da Vila - Luís Carlos da Vila - RCA Victor 103.0587

FAIXA:
6. Solidão e Gás (Luis Carlos da Vila / Adilson Victor)


1983 - Disco Afro Canto Coral Barroco, com o Coral dos Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro. Regência: maestro Leonardo Bruno. Produção Musical: Adelzon Alves. O disco só seria lançado em 2003.
(Ouça as 09 faixas do LP Afro Canto Coral Barroco na Play List no final desta postagem).
Agora, Os Tincoãs alçavam seu vôo às distantes terras de Angola, permanecendo por muitos anos naquele país, trihando uma espécie de caminho inverso das origens afro, um refluxo da influência da música e da diáspora africana presente no seu cantar. Lá, iriam afirmar definitivamente o seu trabalho.
O grande Dadinho faleceria na África e o público brasileiro ouviria com saudade os discos gravados pelo trio cachoeirano.

DA BAHIA PARA ANGOLA
1983 - Os Tincoãs seguem para Luanda, estabelecendo-se em Angola.
1984 - Badu desliga-se do grupo, Mateus e Dadinho permanecem compondo e cantando em dupla.

1985 - Disco pela gravadora CID, gravado no Brasil e lançado em Angola. 
1986 - LP Os Tincoãs – Dadinho e Mateus (Os Tincoãs) – CID 8086

Texto da contracapa, por Adelzon Alves
"Os TINCOÃS, após muitos anos de trabalho levantando os cantos africanos originais, preservados no Recôncavo da Bahia, desde os primórdios da escravidão, finalmente foram à Angola, onde o trabalho que realizam teve uma grande repercussão, perante o povo e intelectualidade.
Os angolanos, seu país, suas lutas etc., levaram os TINCOÃS, (Dadinho e Mateus) a criarem esse trabalho, que mais uma vez depois de tantos e tantos outros exemplos, como o nosso samba e tudo de nossa maravilhosa cultura negra, é uma prova inequívoca dos profundos laços e sentimentos que nos unem aos nossos irmãos da África, no passado, no presente e no futuro."

Adelzon Alves

FAIXAS:
1. Luanda Ê "Lembrança Feliz" (Mateus / Dadinho)
2. Angola Vamos Cantar (Mateus / Dadinho)
3. África Blue (Mateus / Dadinho)
4. Quem Vem Lá (Mateus / Dadinho)
5. Flor do Campo (José Reis)
6. Vovó Clementina (Mateus / Dadinho)
7. Rio QG do Samba  (Mateus / Dadinho)
8. Muxima (Tradicional) Música tradicional angolana
9. Cachoeira - Bahia Lisboa (Mateus / Dadinho)
10. Namíbia (Mateus / Dadinho) 
11. Sou Eu Bahia (Mateus / Dadinho)
12. Oia Lá Muié (José Ramos)
Produção e direção artística: Adelzon Alves
Arranjos e Regência: Os Tincoãs, Fernando Pereira e Julinho Teixeira
Violão acústico: Dadinho
Cavaquinho: Carlinhos
... solo: Valmar

2000 - Com a morte de Dadinho, se encerra o ciclo das produções, gravações e apresentações musicais em conjunto. Mas não seria o fim da saga dos Tincoãs. Mateus Aleluia ainda tem muitas histórias para contar.

2003 - Lançado o disco Afro Canto Coral Barroco, com o Coral dos Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro, gravado desde 1983.

Ouça as 09 faixas do LP Afro Canto Coral Barroco, gravado pelos Tincoãs  com o Coral dos Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro:
1. Lamento às Águas/Obaluayê
2. Oyá Pepé
3. Salmo
4. Cequecê
5. Misericórdia
6. Kei Yemanjá/Ajagunã
7. Pelebé Nitobé
8. Ogum Dê
9. Cequecê

OS TINCOÃS - COMPONENTES
1960-1963
Formação inicial:  Erivaldo / Heraldo / Dadinho
1963-1975
Segunda formação: Heraldo / Dadinho / Mateus Aleluia
1975
Terceira formação: Dadinho / Mateus Aleluia / Morais
1976-1984
Quarta formação: Dadinho / Mateus Aleluia / Badu


OS TINCOÃS - DISCOGRAFIA
1973 - LP Os Tincoãs – Odeon
1975 - LP Carnaval 76 – Convocação Geral nº 2 (vários artistas) – Som Livre
1975 - LP O Africanto dos Tincoãs – RCA Candem   
1976 - LP Fantásticos vol.5 (vários artistas) – RCA Victor –
1976 - LP Escrava Isaura - Trilha Sonora da Novela da Rede Globo (Vários artistas) – Som Livre
1976 - Compacto simples Promessa ao Gantois/Anita - RCA Victor
1977 - LP Os Pastores da Noite (Otália da Bahia) – Trilha sonora do filme (vários artistas)
1977 - LP Canto de fé (vários artistas) – Som Livre
1977 - LP Levanta poeira (vários artistas) – Som Livre
1977 - Os Tincoãs – RCA Victor
1980 - Compacto simples Embola, embola/Mãe d'água é rica - Atlantic/WEA
1982 - LP MPB SHELL 82 vol. 1 (vários artistas)- Som Livre
1982 - LP Cósmica (Baby Consuelo) – WEA
1982 - Compacto simples Ajagunã/Chorojô - RCA Victor
1983 - LP Luís Carlos da Vila (Luís Carlos da Vila) - RCA Victor
1986 - LP Os Tincoãs – Dadinho e Mateus (Os Tincoãs) – CID


FONTES DE PESQUISA:
http://www.luizamerico.com.br/fundamentais-tincoas.php
http://www.posafro.ufba.br/_ARQ/dissertacao_mariabarbarafalcon.pdf
http://www.youtube.com/itamarbonfim1
http://www.youtube.com/watch?v=EoHV_V9lv-c
http://oesquema.com.br/ronaldoevangelista/tag/os-tincoas

http://acervotambor.blogspot.com.br/search/label/Os%20Tincoas
http://www.acervoorigens.com/2011/01/os-tincoas-07012011.html

http://www.mail-archive.com/tribuna@samba-choro.com.br/msg01866.html
http://cacaunascimento.blogspot.com.br/search?q=os+tinco%C3%A3s

http://jornaloguarany.blogspot.com.br/2011/07/cachoeirabahia_07.html
http://muzamusica.blogspot.com.br/2011/02/saudosas-bolachas-251973.html
http://cidadesaopaulo.olx.com.br/os-tincoas-compacto-vinil-445-012-iid-127162753
http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Os+Tinco%C3%A3s&ltr=o&id_perso=4077http://www.onordeste.com/administrador/personalidades/imagemPersonalidade/2bbf4879bfe066e0ab5d62543b0f0d85174.jpg

13 comentários:

  1. Parabéns pelo disco MEU ÚLTIMO BOLERO, o melhor disco de boleros que já ouvi. Se possível disponibiliza ele para download, e desde já muito obrigado!

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    1. Obrigado pelo comentário. Infelizmente, não temos como disponibilizar os áudios a não ser da forma como estão apresentados no blog.

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  2. Sou fã dos Tincoãs, tive oportunidade de conhecer Mateus aqui em Porto Alegre em 2011. Sua matéria está ótima, obrigado!

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  3. Voce presta um inestimável serviço à recuperação da cultura negra brasileira. obrigado

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  4. Boa noite!
    Onde poderia encontrar o LP Afro Canto Coral Barroco?

    Abços

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    1. Vick: antes de mais nada, obrigado pela sua participação. Os arquivos em mp3 que você pode ouvir nesta postagem foram obtidos na internet. Não tenho conhecimento de onde encontrar o LP Afro Canto Coral Barroco, a menos que seja feito um contato com alguém do Coral dos Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro. Afora isso, apenas os bons sebos de discos vinil seriam a opção. Caso tenha mais informações, postarei aqui, sim? Abraços!

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    2. Roberto, você não tem como disponibilizar o Afro Canto Coral Barroco pra download? É quase impossível de achar e não está disponível em nenhum outro site. Com os arquivos assim embedados o Divshare não deixa baixar. Obrigado de antemão.

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    3. Paulo,
      obrigado pelo comentário.
      O que ocorre se você configura o Divshare para permitir o download, é que em pouco tempo seu limite é ultrapassado e ele deixa de disponibilizar os arquivos até mesmo para escuta. Envie seu e-mail e verei o que posso fazer para lhe atender nesse caso. Abraços!

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  5. grande Roberto.
    que maravilha essa tua postagem!
    amo tincoas e me amarrei em ouvir o LP de boleros - bem como o raríssimo coral barroco.
    tbm faço corrente pra liberar os downloads - ao menos me passar o perfil divshare pra ripar o link de cada faixa...
    enfim... isso é maravilhoso demais pra ficar só na internet....

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    1. "Eu Ovo" é um blog fantástico. Por favor, clique no meu perfil e me envie um e-mail, conversaremos mais detalhadamente.
      Abraços!

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    2. Obrigada Roberto Luis Castro! Só ficaria mais feliz se pudesse ter essa maravilha no meu mp4. rs

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  6. Sempre fui fã deste afinadíssimo grupo vocal, que infelizmente não teve o devido crédito. Parabéns pelo post.

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