29 de dezembro de 2008

1950 a 1959

**1950**

Gilberto Gil regressa de Ituaçu, com 8 anos de idade.
Fundação do Clube de Cinema da Bahia, pelo crítico e ensaísta Walter da Silveira.
Setembro, 18
Tecnologia da televisão é instalada no Brasil. Implantação da TV brasileira. O jornalista Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, o Chatô, proprietário dos Diários Associados, é quem possibilita a chegada da televisão ao Brasil, 4º país a possuir televisão, apenas 14 anos após sua invenção.
O primeiro programa da TV Tupi, Canal 13, SP – A TV na Taba, vai ao ar em 18/09/1950, às 22h. A emissora era uma subsidiária, comprada à RCA Victor americana.
Enquanto o rádio estava no apogeu, a TV no Brasil iniciava na base do improviso, servindo apenas a uma elite.
**1951**
Janeiro, 29
  O Vassourinhas se apresenta em Salvador, na noite desta segunda-feira, cinco dias antes do domingo de carnaval:
"O POVO ENVOLVEU O "VASSOURINHAS" NUMA CARINHOSA RECEPÇÃO" - será o título da matéria do jornal A Tarde do dia seguinte.

Fevereiro, 04

Dodô e Osmar: cada vez mais influenciados pelos frevos da orquestra do Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas do Recife, os dois músicos amadores resolvem farrear, no domingo de carnaval de Salvador, tocando com seus "paus elétricos", de cima do Ford Bigode 1929, carinhosamente apelidado de Fubica, ou Fobica, seu repertório de frevos, marchinhas, passo dobles e chorinhos. Surgia assim A Dupla Elétrica.
Inauguração oficial da TV Tupi, primeira estação de TV brasileira.

**1952**
Dodô e Osmar: neste ano, já com a inclusão do músico Temístocles Aragão, é que surge O Trio Elétrico.
Alex Vianny realiza o filme Agulha no Palheiro, marco do Cinema Novo.
Fevereiro, 11
Pepeu Gomes (Pedro Aníbal de Oliveira Gomes) nasce em Salvador.
Julho, 18
Baby Consuelo ou Baby do Brasil (Consuelo Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade), nasce em Niterói.
Novembro, 22
Roberto Mendes nasce em Santo Amaro, Bahia.
Setembro, 05
Bell Marques (Washington Bell Marques da Silva) nasce em Salvador.
**1953**

Instalação da indústria de extração e refino de petróleo na Bahia,
com o conseqüente surgimento de uma nova classe média operária.
João Gilberto entra para o mundo do disco, com a composição Você Esteve com Meu Bem, com Russo do Pandeiro, gravada por Marisa Gata Mansa.
Março, 22
Armandinho (Armando da Costa Macedo) nasce em Salvador, Bahia.
Junho, 26
Gerônimo (Gerônimo Santana Duarte) nasce na Ilha de Bom Jesus dos Passos.
Novembro, 10
Saul Barbosa nasce em Ilhéus.
Zelito Miranda nasce em Serrinha, interior da Bahia.
**1954**
Início das transmissões de TV a cores, nos EUA.
No Brasil, a tela colorida só chegará na década de 70.
Hans-Joachim Koellreutter chega a Salvador.
Fundação dos Seminários Livres de Música da Universidade Federal da Bahia.

Julho, 18
Roberto Luis de Castro, autor deste trabalho, nasce em Salvador, Bahia.
Agosto, 23
Jorginho Gomes (Jorge Eduardo de Oliveira Gomes) nasce em Salvador, BA.
Agosto, 25
Lui Muritiba nasce em Muritiba, Bahia.
Setembro, 26
Paulo Costa Lima nasce em Salvador.

**1955**
A indústria descobre um mercado novo, formado pelos adolescentes,
constituindo a chamada cultura jovem.

Nélson Pereira dos Santos lança o filme Rio,40 Graus. Ainda que sem pretender inaugurar uma nova linguagem cinematográfica, o filme deflagra o Cinema Novo.
Rogério Duprat muda-se do Rio de Janeiro para São Paulo e passa a integrar as Orquestras Sinfônicas Estadual (1953) e Municipal (1955). Fundador e diretor da Orquestra de Câmara de São Paulo (1956), participante do movimento Música Nova (1961) e do MARDA – Movimento de Arregimentação Radical em Defesa da Arte, figura ainda entre os mentores musicais do movimento tropicalista.
Março, 03
Carlos Pita nasce em Feira de Santana.
Maio, 03
Garoto (Aníbal Augusto Sardinha) morre no Rio de Janeiro, aos 40 anos de idade.
Convivendo em um ambiente musical familiar, desde cedo começou a tocar intuitivamente, ficando conhecido aos 11 anos como "moleque do banjo". Tocava cavaquinho, bandolim, violão, violão-tenor e compunha. Participou de diversos Regionais em emissoras de rádio, e atuou no Bando da Lua, tendo se projetado internacionalmente a partir das tournés com Carmen Miranda, nos Estados Unidos.
Dentre suas composições,a canção Gente Humilde receberia, muitos anos após a sua prematura morte, letra de 
Vinícius de MoraesChico Buarque de Hollanda.
Aníbal Augusto Sardinha - o Garoto


Junho, 21
Neguinho do Samba (Antônio Luiz Alves de Souza) nasce em Salvador, Bahia.

**1956**

Ernst Widmer chega à Bahia, para atuar nos Seminários de Música.
Walter Smetak é contratado pela Universidade Federal da Bahia,
através do professor Koellreutter.
Lindembergue Cardoso chega a Salvador.
Agosto, 05
Jorge Portugal nasce em Santo Amaro da Purificação.
**1957**
Outubro, 04
Sputinik, da URSS, é o primeiro satélite artificial a ser colocado em órbita.
Início da corrida espacial, com os EUA.
**1958**
Jack Kilby inventa o circuito integrado.
Primeira gravação stereo.

Walter Smetak inicia o trabalho como construtor/inventor de instrumentos experimentais de cordas.

Início da Bossa Nova, no Rio de Janeiro.
A Bossa Nova recebia influências do velho Jazz americano da década de 50, e das vanguardas européias nas letras.

Março, 10
Assis Valente (1910/1958) suicida-se no Rio de Janeiro.

[...] "Uma outra figura vinda do interior (da Bahia). Não se sabe exatamente de onde. Este embrólio foi arte do próprio compositor. Por ser homossexual num período muito machista no meio musical do Rio de Janeiro. [...] Tratava-se de um dos melhores compositores que a Bahia já produziu. Para uns ele dizia que tinha nascido no distrito de Ouriçangas que pertencia a Irará. Para outros dizia que era filho de Santo Amaro e também de Senhor do Bonfim. O certo é que ele foi como compositor simplesmente brilhante. Junto com Dorival Caymmi abasteceu de sucessos a carreira de Carmem Miranda."
(Extraído de texto de
Roberto Sant'Ana)
Assis Valente

Abril 
Elizeth Cardoso, (ainda assinando Elizete), acompanhada ao violão por João Gilberto, em duas faixas do LP Canção do Amor Demais, com arranjos de Tom Jobim. Na primeira faixa, Chega de Saudade e na oitava canção, Outra Vez,
João Gilberto já chamava a atenção pela maneira sincopada de tocar o violão,
que deve também muito às características de Rapaz de Bem, de Jonhy Alf (1953).

Capa do LP: Elizete Cardoso
(Clique para ampliar)
 O longo texto de contracapa é assinado por Vinicius de Moraes, em caligrafia de próprio punho:
"Dois anos são passados desde que Antonio Carlos Jobim (Tom, se preferirem) e eu nos associamos para fazer os sambas de minha peça "Orfeu da Conceição", de que restou um grande sucesso popular, "Se Todos Fôssem Iguais a Você" e, sobretudo, uma grande amizade. É notório que parceiros se desentendem: e a história da música popular brasileira está cheia dessas brigas de comadres, provocadas geralmente por vaidades e ciumadas, por um não querer o seu nome em baixo do nome do outro, quando não por motivos mais deselegantes e mesquinhos. Mas no nosso caso, não só essa amizade como um profundo afinamento de sensibilidades para a música, que constitui, sem dúvida, nossa distração máxima, tem determinado que fazer sambas e canções seja para nós um ato extraordinàriamente livre e gratuito, no sentido da fatalidade.

Este LP, que se deve ao ânimo de Irineu Garcia, é a maior prova que podemos dar da sinceridade dessa amizade e dessa parceria. A partir dos sambas de "Orfeu da Conceição", raras têm sido as vêzes em que, de um encontro meu com o maestro, não resulte alguma composição nova, por isso que eu creio ser essa a verdadeira linguagem da nossa relação. Ponha-se Antonio Carlos Jobim ao piano - e é difícil encontrá-lo longe de um - e em breve, de dois ou três acordes, nascerá entre nós um olhar de entendimento; e de seus comentários cifrados ("- Isto são as pedras, poeta!"; "- Os pequenos caracois listados debaixo das folhas sêcas..."; "- As grandes migrações corais..."; "- O outro lado do riacho..."; "- Chegamos à galaxia...") eu terei sabido extrair exatamente o que êle me quer ouvir dizer em minha letra. E nunca houve entre nós quaisquer reservas no sentido de um tirar o outro de um impasse durante o trabalho. É possível mesmo que tudo isso se deva ao fato de que êle crê na poesia da música e eu creio na música da poesia. Porque a verdade é que eu gosto das letras que, eventualmente, Tom também escreve, como "As Praias Desertas"; e a prova de que êle considera as músicas que eu, vez por outra, também faço, está no carinho com que orquestrou a minha "Serenata do Adeus" e o meu "Mêdo de Amar" - todos neste LP.

Nem com êste LP queremos provar nada, senão mostrar uma etapa do nosso caminho de amigos e parceiros no divertidíssimo labor de fazer sambas e canções, que são brasileiros mas sem nacionalismos exaltados, e dar alimento aos que gostam de cantar, que é coisa que ajuda a viver.

A graça e originalidade dos arranjos de Antonio Carlos Jobim não constituem mais novidade, para que eu volte a falar delas aqui. Mas gostaria de chamar a atenção para a crescente simplicidade e organicidade de suas melodias e harmonias, cada vez mais libertas da tendência um quanto mórbida e abstrata que tiveram um dia. O que mostra a inteligência de sua sensibilidade, atenta aos dilemas do seu tempo, e a construtividade do seu espírito, voltado para os valores permanentes na relação humana.

Não foi sòmente por amizade que Elizete Cardoso foi escolhida para cantar êste LP. É claro que, por ela interpretado, êle nos acrescenta ainda mais, pois fica sendo a obra conjunta de três grandes amigos; gente que se quer bem para valer; gente que pode, em qualquer circunstância, contar um com o outro; gente, sobretudo, se danando para estrelismos e vaidades e glórias. Mas a diversidade dos sambas e canções exigia também uma voz particularmente afinada; de timbre popular brasileiro mas podendo respirar acima do puramente popular; com um registro amplo e natural nos graves e agudos e, principalmente, uma voz experiente, com a pungência dos que amaram e sofreram, crestada pela pátina da vida. E assim foi que a Divina impôs-se como a lua para uma noite de serenata.
Rio, abril de 1958.
Vinicius de Moraes"

Agosto
João Gilberto grava um disco '78 rotações', com Chega de Saudade e Bim-Bom, (a segunda de sua autoria), e chama atenção, além da levada sincopada do violão, pelo seu estilo de cantar, intimista e anasalado, totalmente inédito na época. Em seguida, gravaria outro 78, com Desafinado, e Oba-la-lá, (esta última também de sua autoria).
Tom Zé, no Centro Popular de Cultura, em Salvador, o rádio de pilha sintonizado na ZYD-8, Rádio Excelsior da Bahia, escuta pela primeira vez a
interpretação de João Gilberto para a canção Chega de Saudade (
gravada inicialmente em 78 rpm).
**1959**
Criação do chip de computador – símbolo importante da Pós-Modernidade.
A TV, com 9 anos de vida, começa a ocupar o lugar do Rádio.

Baden Powell grava o Primeiro LP: Apresentando Baden Powell e Seu Violão.
 
Roberto Carlos grava seu primeiro disco: um 78 rpm.
Nelson Maleiro funda o bloco Cavalheiros de Bagdá,
com uma ala dissidente do Mercadores de Bagdá.

Bloco Mercadores de Bagdá

Fundação do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBa, pelo Prof. Agostinho da Silva.
Caetano Veloso, aos 17 anos de idade, ouve, pela primeira vez, o disco de João Gilberto, no Uirapuru, em Santo Amaro da Purificação: Desafinado, Chega de Saudade, Bim-Bom.
Gilberto Gil, aos 17 anos de idade, em Santo Antônio Além do Carmo, Salvador, ouve pelo rádio também pela primeira vez o disco de João Gilberto.


O povo brinca ao som do Trio Elétrico Jacaré na Praça da Sé, Salvador.
Photo Pierre Verger©Fundação Pierre Verger

Março
João Gilberto: Lançamento do seu primeiro LP: Chega de Saudade.

Apresentação visual do LP Chega de Saudade:
capa, contracapa e selos do vinil.
(Clique para ampliar)
Antonio Carlos Jobim, diretor musical do projeto, comenta sobre o estilo e a personalidade musical de João Gilberto, na contracapa do LP.

"João Gilberto é um baiano, "bossa-nova" de vinte e seis anos. Em pouquíssimo tempo, influenciou tôda uma geração de arranjadores, guitarristas, músicos e cantores. Nossa maior preocupação, neste "long-playing" foi que Joãozinho não fosse atrapalhado por arranjos que tirassem sua liberdade, sua natural agilidade, sua maneira pessoal e intransferível de ser, em suma, sua espontaneidade. Nos arranjos contidos neste "long-playing" Joãozinho participou ativamente; seus palpites, suas idéias, estão todas aí. Quando João Gilberto se acompanha, o violão é ele. Quando a orquestra o acompanha, a orquestra também é ele. João Gilberto não subestima a sensibilidade do povo.
Ele acredita, que há sempre lugar para uma coisa nova, diferente e pura que - embora à primeira vista não pareça - pode se tornar, como dizem na linguagem especializada: altamente comercial. Porque o povo compreende o Amor, as notas, a simplicidade e a sinceridade. Eu acredito em João Gilberto, porque ele é simples, sincero e extraordinariamente musical.

P. S. - Caymmi também acha.
Antonio Carlos Jobim"
 

João Gilberto - Chega de saudade
1959 Odeon MOFB 3073
FAIXAS:

LADO A
01 - Chega de saudade (Tom Jobim - Vinicius de Moraes)
02 - Lobo bobo (Carlos Lyra - Ronaldo Bôscoli)
03 - Brigas, nunca mais (Tom Jobim - Vinicius de Moraes)
04 - Hô-bá-lá-lá (João Gilberto)
05 - Saudade fez um samba (Carlos Lyra - Ronaldo Bôscoli)

06 - Maria Ninguém (Carlos Lyra)

LADO B

01 - Desafinado (Newton Mendonça - Tom Jobim)
02 - Rosa morena (Dorival Caymmi)
03 - Morena Boca de Ouro (Ary Barroso)
04 - Bim bom (João Gilberto)
05 - Aos pés da cruz (Marino Pinto - Zé da Zilda)
06 - É luxo só (Ary Barroso - Luiz Peixoto)

Produtor: Aloysio de Oliveira

Roberto Carlos grava o primeiro disco (78 rpm), nos estúdios da Polydor. 
Primeira gravação de Roberto Carlos, selos originais.
O acompanhamento foi feito pelos seguintes músicos, contratados da gravadora:
Stu (bateria)
Marinho (baixo)
Copinha (flauta)
José Menezes e Baden Powell (violões)

Faixas:
A - João e Maria (Carlos Imperial/Roberto Carlos)
B - Fora do Tom (Carlos Imperial)

Um comentário:

  1. EXCELENTE MATERIAL!
    TIVE VÁRIAS IDÉIAS P MONTAR MINHA OFICINA DE "MUSICALIDADE BRASILEIRA NO SÉCULO XX" P A TURMA DE 3º ANO (ENSINO MÉDIO) DO CENTRO EDUCACIONAL ATENAS (EM CONCEIÇÃO DO JACUÍPE -BA).
    PARABÉNS PELO TRABALHO!
    lizdamata@hotmail.com

    ResponderExcluir