29 de dezembro de 2008

1900 a 1949

**1900**
O poeta G. K. Chesterton, no início do século XX afirmou: "o momento histórico em que não tínhamos nada importante a dizer foi marcado pela invenção do alto-falante".
Alto-falante: uma das interfaces mais importantes do século XX, ao lado do semáforo, da tela de cristal líquido, do cartão magnético, mouse, telefone com teclas, controle remoto, volante, tubo de raios catódicos, código de barras.
O período de 1900 a 1920 é o período de ouro do maxixe, mais importante como dança, que como gênero musical, cujas origens remontam a meados da década de 1870 e que se estende até meados da década de 1920.
Fundação da Casa Edison, pelo empresário Frederico Figner, na Rua do Ouvidor, Rio de Janeiro. A Casa Edison vendia, inicialmente, aparelhos sonoros (máquinas falantes), cilindros e chapas.
Novembro, 23
Mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado), nasce no Engenho Velho de Brotas, Salvador, Bahia. Capoeirista, criador da modalidade de capoeira conhecida como regional baiana, misto de golpes de capoeira Angola e da savate jiu-jitsu, do judô e da luta greco-romana.
**1901**
Fundação da RCA (EUA).
O empresário Federico Figner, da Casa Edison, associa-se à indústria de discos alemã Zon-O-phone, para gravar e lançar discos com exclusividade, criando o primeiro estúdio de gravações brasileiro. O primeiro lote de canções são gravadas com os cantores: K.D.T., Baiano, Mário Pinheiro e Nozinho.
Dezembro, 12
O italiano Guglielmo Marconi realiza a transmissão que inaugura a era do rádio: de um balão, sobre o Reino Unido, produz ondas que são captadas nos EUA.
Outro que consegue proeza semelhante é o russo Aleksander Stepanovich Popov (1859-1905).
Os dois são considerados criadores do rádio.
**1902**
Enrico Caruso, tenor italiano, faz a primeira gravação de uma música.
Marco histórico: Gravação do primeiro disco no Brasil. O Zon-O-Phone nº 10.001. Gravado em uma única face, contém o lundu Isto é Bom, de Xisto Bahia (1841-1894), interpretado por Baiano (Manuel Pedro dos Santos, 1887-1944).
O disco, gravado na Casa Edison, era fabricado na Alemanha, pela
Zon-O-Phone.
Fred Figner, proprietário da Casa Edison, abandonava os cilindros e passava a comercializar os discos de gravação lateral (de um lado apenas), inventados em 1887 por Emile Berliner.
Clementina de Jesus nasce em Valença, Rio de Janeiro.
**1903**
Ari Barroso (Ari Evangelista Barroso) nasce em Ubá, Minas Gerais.
**1904**
É inventado o tubo à vácuo eletrônico.
O engenheiro inglês John Ambrose Fleming (1849-1945) cria as válvulas eletrônicas. Controlando a passagem da corrente elétrica nos fios, essas peças viabilizam definitivamente o funcionamento dos rádios.
Introdução dos gramofones com discos de cera no mercado brasileiro. Na sua comercialização, junto com a edição de partituras, destacam-se as següintes casas musicais do Rio de Janeiro: Casa Edison, Casa Odeon, Casa Standard.

Maio, 27
Sivan Castelo Neto - (27/5/1904-RJ - 28/2/1984-SP) nasce em Campinas, SP registrado com o nome de batismo Ulisses Lelot Filho.
**1905**
1905 a 1912: Período em que Villa-Lobos viaja pelo Brasil, buscando conhecer sua musicalidade.
Setembro, 14
Ismael Silva, (14/03/1978) nasce em Niterói, RJ e é batizado como Mílton de Oliveira Ismael Silva.
**1906**
Dezembro
Sons de violinos marcam a primeira transmissão de rádio, na noite de Natal, inaugurando o fenômeno da radiodifusão. Primeira transmissão da voz humana através do rádio. (EUA).
**1907**
João de Barro ou Braguinha (Carlos Alberto Ferreira Braga) nasce no Rio de Janeiro.
Setembro, 01
Cinema: Cinematógrafo Rio Branco é aberto, no Rio de Janeiro.
**1908**
Março, 19
Assis Valente (José de Assis Valente) nasce em algum lugar da Bahia.
Seu local de nascimento é controverso, já que o próprio compositor mencionava origens diferentes: ora entre Pateoba e Bom Jardim, ora em Santo Amaro da Purificação ou mesmo no Campo da Pólvora, Salvador.
Sua certidão de casamento, emitida no Rio de Janeiro em 1939, registra o nascimento em Pateoba, nesta data, mas outras fontes mencionam que a nossa personagem teria nascido em 19 de março de 1911.
**1909**
Janeiro, 20
Nelson Maleiro (Nelson Cruz) nasce em Saubara, Santo Amaro da Purificação.
**1910**
Carmen Miranda, portuguesa de nascimento, desembarca no Brasil, com um ano de idade, tornando-se, portanto, brasileira. Reconhecida pela ONU como o símbolo latino-americano mais popular do século XX, temperou música e indumentária com ritmo dos escravos, realizando cinema na América.
De 1910 a 1930, verifica-se ampla difusão do Teatro de Revista, que já se realizava no Rio de Janeiro desde a década de 1860.
**1911**
Fevereiro, 07
Carybé (Hector Julio Paride Bernabó) nasce em Lanus, Província de Buenos Aires.
**1912**
Agosto, 10
Jorge Amado (Jorge Amado de Farias) nasce em Pirangi, Bahia.
**1913**
Dodô
(Adolfo Antônio do Nascimento) nasce em Salvador.

Fevereiro, 12
Anton Walter Smetak
nasce em Zuerich, Suíça.

**1914**

A gravadora Casa Edison edita sua primeira gravação, São João Debaixo d’Água, música de Irineu Batina (cujo nome verdadeiro é Irineu de Almeida), professor de música do garoto Pixinguinha.
Casa Edison: gravação mecânica até 1927, quando passa para o sistema elétrico.
Abril, 30
Dorival Caymmi nasce em Salvador, na Rua do Bângala, atual Luiz Gama.
**1915**
Outubro, 04
Camafeu de Oxossi (Ápio Patrocínio da Conceição) nasce no bairro do Gravatá, em Salvador.
Villa-Lobos realiza, no Auditório do Jornal do Comércio, o primeiro concerto de composições suas, inaugurando o modernismo brasileiro .
Pixinguinha faz suas primeiras orquestrações para cinemas, teatros, circos, substituindo as que eram trazidas da Europa e EUA, tornando-se um pioneiro.
Junho, 28
Garoto (Aníbal Augusto Sardinha) nasce em São Paulo.
**1916**
Novembro, 06
Donga pede registro para o samba Pelo Telefone.
**1917**
Gravação do primeiro samba em disco: Pelo Telefone, de Donga (Ernesto dos Santos) e Mauro de Almeida. A composição é controvertida, a respeito da sua autoria. O estilo, samba carnavalesco, mais se aproxima de um maxixe.
Darius Milhaud, então no Rio de Janeiro, ouve Ernesto Nazareth tocar. Posteriormente, utiliza, em sua obra Çe Boeuf sur le Toit, trechos de Brejeiro e Escovado, assim como de outros autores: Alexandre Levy, Marcelo Tupinambá, Chiquinha Gonzaga.
Exposição de Anita Malfatti, com sua revolucionária pintura, ao retornar da Alemanha e EUA. A exposição, pioneira da arte moderna no Brasil, suscita grande polêmica, iniciada com o ataque literário de Monteiro Lobato (que mais tarde retrocede) e a defesa de Mário de Andrade.
O grupo de artistas e literatos que apoia Anita, mais tarde
desencadeará o Movimento Modernista no país.
Abril, 13
Adroaldo Ribeiro Costa nasce em Salvador.
**1918**
Eliseth Cardoso (Elisete Cardoso Valdez) nasce no Rio de Janeiro.
Março, 01
Armando de França Sá nasce no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. Compositor de músicas do carnaval baiano até 1982. Autor, juntamente com Miguel Brito, da marcha Colombina - música oficial do carnaval de Salvador, pela Lei 2.293 de 22/12/1970.
**1919**
Abril, 07
Os Oito Batutas estréiam como orquestra típica de maxixes, lundus, corta-jacas, batuques, cateretês, toadas sertanejas e tanguinhos. Ernesto Nazareth foge, às vezes, do cinema Odeon para ouvir o conjunto.
**1920**
Novembro, 02
Rádio: primeira emissora do mundo é inaugurada nos EUA.
**1921**
Monteiro Lobato cria o Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Novembro, 14
Riachão (Clementino Rodrigues) nasce na Língua de Vaca, no bairro do Garcia, em Salvador.
**1922**
Junho, 20

Nelson Babalaô
(Nelson Silvério de Santana) nasce no bairro do Pau Miúdo, em Salvador.
Janeiro, 29
Os Batutas: Pixinguinha e seis dos seus companheiros partem para Paris, abrindo a participação da música brasileira no mercado internacional.
O sucesso é completo, com o público europeu acudindo àquele dancing.
Os músicos retornam, após permanência de seis meses na Europa,
trazendo novos instrumentos e adotando-os: banjo,
saxofone-tenor e outros instrumentos de sopro da moda.
Fevereiro, 13, 15, 17
Movimento Modernista: interesse pelo folclore brasileiro,
numa preocupação em redescobrir a realidade nacional.
Semana de Arte Moderna, em São Paulo: Heitor Villa-Lobos é o único músico a integrar o movimento, ao lado de Mário de Andrade e outros escritores, executando as obras: Danças Características Africanas,
Quarteto Simbólico
e Impressões da Vida Mundana.
O acontecimento consagra Villa-Lobos como compositor.
Agosto, 10
Gordurinha (Waldeck Artur de Macedo) nasce no bairro da Saúde, em Salvador.
Setembro, 06
Durante o Centenário da Proclamação da Independência, torna-se oficial a letra de Joaquim Osório Duque Estrada para o Hino Nacional Brasileiro, cuja música é da autoria de Francisco Manoel da Silva.
Setembro, 07
Primeira transmissão radiofônica realizada no Brasil, com
discurso de Epitácio Pessoa.
**1923**
Janeiro, 27
Waldir Azevedo nasce no Rio de Janeiro.
Março, 22
Osmar Macedo (Osmar Álvares Macedo) nasce em Salvador.
Setembro, 07
Surgimento do rádio, com maior expansão para a música brasileira:
Rádio Sociedade
do Rio de Janeiro, de Roquette Pinto,
a primeira do país, é inaugurada.
**1924**
Agosto, 05
Batatinha (Oscar da Penha) nasce em Salvador.
Morre Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata (1834-1924).
Banda de Pífanos de Caruaru:
Fundada por Manuel e Benedito Clarindo Biano, nasce no rastro dos ensinamentos do lendário Mestre Vitalino, que pregava a
preservação e valorização da arte popular nordestina.
A banda mantém-se com elementos da família Biano, renovando-se de pai para filho. Em 1973, o grupo ruma para São Paulo, perseguindo a evidência criada por Gil, no disco gravado em Londres (Expresso 2222, 1972) e por Caetano (que compôs a letra para Pipoca Moderna, composição dos Biano, incluída no disco Jóia (1975). Permanecem em Sampa, divulgando a música nordestina.
Em 1999, encontravam-se na terceira geração, tendo Benedito Clarindo 89 anos.

**1925**

Abril, 10

Vivaldo Costa Lima nasce em Feira de Santana, Bahia.

**1926**
Agosto, 28
Vivaldo Ladislau da Conceição
(Maestro Vivaldo Conceição) nasce em Salvador.

*1927**
Gravação de discos pelo sistema elétrico revoluciona a música popular.
A fita magnética é patenteada.
A Juke-box é inventada.
Janeiro, 25
Tom Jobim
(Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim) nasce na Tijuca, Rio de Janeiro.
Abril, 25
Ernst Widmer nasce em Aarau, na Suiça.
Tião Motorista, codinome de Raimundo Cleto do Espírito Santo (25/04/1927 - 23/9/1996) nasce em Salvador.
Outubro, 05

Cinema Falado: Estréia nos cinemas The Jazz Singer (O Cantor de Jazz), o primeiro filme sonoro (com som gravado diretamente na fita).

**1928**

Deixa Falar
: fundada a primeira Escola de Samba do Rio de Janeiro, pelos "bambas" do bairro do Estácio.
A RCA (a gravadora cujo logotipo é o cachorro nipper ao lado do gramofone) começa a atuar no Brasil.
Maio, 01

Manifesto Antropofágico
– lançamento.

**1929**
Bando da Lua: conjunto vocal e instrumental formado no Rio de Janeiro sob a liderança de Aloísio de Oliveira. Várias formações e viagens com Carmen Miranda à Argentina e aos EUA.
Setembro, 30
Televisão: a BBC realiza a primeira transmissão experimental.
**1930**
Invenção da forma moderna da tela de TV inaugura a Era Eletrônica.
Villa-Lobos, então residindo em Paris, retorna ao Brasil, realiza concertos, apresenta seu programa educacional para o candidato à Presidência da República, Júlio Prestes.
Vem a Revolução de 30, Vargas toma o poder e em seguida Villa-Lobos é chamado para apresentar seu plano de educação musical.
Choro: Pixinguinha, Cartola, Ataulfo Alves, Lamartine Babo, Carmen Miranda, Dorival Caymmi, Noel Rosa, formam o quadro musical da época.
Agosto, 25
Nasce Waldeloir Rêgo, em Salvador, Bahia.
**1931**
Carmen Miranda: Para Você Gostar de Mim (Taí), marcha de Joubert de Carvalho vende 35 ou 36 mil cópias, um recorde que se manteria por várias décadas.
João Gilberto (João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira)
nasce em Juazeiro, interior da Bahia.
Jorge Amado lança seu livro de estréia, o romance O País do Carnaval.
Primeira exposição dos artistas modernos, organizada por
Lúcio Costa, no Rio de Janeiro.
(?) Setembro, 06
Mestre Marçal (Nilton Delfino Marçal),
filho de Armando Marçal, nasce no Rio de Janeiro.
Outubro, 12
Inaugurada a estátua do Cristo Redentor,
no morro do Corcovado, Rio de Janeiro.
**1932**
Os britânicos já conheciam "aquele tubo que transmitia
imagens, sons e chuviscos": A TV.
Lamartine Babo: O Teu Cabelo não Nega.
Fevereiro, 07
Rogério Duprat nasce no Rio de Janeiro.
Setembro
Carmen Miranda apresenta-se pela primeira vez na Bahia, no Cine-Teatro Jandaia, na Baixa dos Sapateiros, acompanhada pelo violonista baiano Josué de Barros, seu guia, amigo e descobridor. Receando um fiasco na estréia (o que de fato termina acontecendo), pois o teatro era muito grande e tinha acústica ruim, para quem, tendo uma voz limitada, não usava microfone, Carmen manda vir do Rio de Janeiro o reforço do amigo Almirante, que só chega a tempo de alcançar a segunda apresentação. Embora a platéia baiana não se comportasse muito bem na primeira noite, a temporada torna-se sucesso absoluto.
Entre os encantados espectadores, estava Dorival Caymmi,
então com 18 anos de idade.
**1933**
João do Vale (João Batista do Vale) nasce no Maranhão.
**1934**
Fevereiro, 04
Ernesto Nazareth (RJ,1863) é encontrado morto, no Rio de Janeiro, após fugir do hospício Juliano Moreira no dia 01/02.
Outubro, 26
Carlos Lacerda (Carlos Alberto Freitas de Lacerda) nasce em Salvador.
http://tempomusica.blogspot.com/2010/10/carlos-lacerda.html
**1935**
Fevereiro, 28
Chiquinha Gonzaga (RJ,1847) morre no Rio de Janeiro.
Março, 28
Hermínio Bello de Carvalho nasce no Rio de Janeiro.
Novembro, 24
Carlos Imperial (Carlos Eduardo Corte Imperial) nasce em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo.
**1936**
Ari Barroso: No Tabuleiro da Baiana.
Janeiro, 11
Gino Frey (Higino de Freitas Melo) nasce em Santo Antônio de Jesus, Recôncavo baiano.
Outubro, 11
Tom Zé (Antônio José Santana Martins) nasce em Irará, interior da Bahia.
Novembro, 08
Fundação da sociedade civil representativa do Terreiro de Candomblé do Alto de São Gonçalo, em Salvador.
**1937**
Carinhoso, composição instrumental de Pixinguinha, de 1923, recebe letra de João de Barro.
Silvio Caldas/Orestes Barbosa: Chão de Estrelas.
Ari Barroso/Luís Iglesias: No Tabuleiro da Baiana.
Julho, 26

Hélio Oiticica
(26/07/1937 — 22/03/1980) nasce no Rio de Janeiro.

Anton Walter Smetak emigra para o Brasil,
contratado pela Rádio Farroupilha, de Porto Alegre.
Instituído formalmente o grupo dos Obás de Xangô, no então Centro Cruz Santa do Axé do Opô Afonjá, sob a direção de sua primeira Mãe-de-Santo, Eugênia Ana dos Santos, a Mãe Aninha.
O 2º Congresso Afro-Brasileiro é realizado em Salvador.
Março, 19
Fernando Lona (Fernando José Magalhães Lona) nasce em Ubaitaba, cidade do sul da Bahia.
Agosto, 06
Baden Powell nasce em Varre-e-Sai, pequeno município do norte fluminense. Recebe este nome em homenagem ao fundador da organização dos boy-scouts (escoteiros), por ser o pai um entusiasta do escotismo.
**1938**
O Terreiro de Candomblé do Alto de São Gonçalo do Retiro passa a ter a denominação civil de Sociedade Cruz Santa do Axé do Opô Afonjá.
Ari Barroso: Na Baixa dos Sapateiros.
Yes, Nós Temos Bananas – marcha de
Alberto Ribeiro da Vinha
e João de Barro.
Dorival Caymmi embarca para o Rio de Janeiro.
Em breve, o início da consagração de Caymmi no sul do país.
Dodô e Osmar participam, juntos, do conjunto
Os Três e Meio
, conjunto musical criado por Dorival Caymmi.

Fevereiro, 03
Eugênia Ana dos Santos, a Mãe Aninha do Axé Opô Afonjá morre em Salvador.
Abril, 16
Júlio Medaglia nasce em São Paulo.
Julho, 28
Lampião (Virgulino Ferreira – 1900/1938), que entrara no cangaço com o objetivo de vingar a morte do pai, em 29-06-1920, juntamente com Maria Bonita e seus cangaceiros, são emboscados, mortos e degolados pela polícia, na Fazenda Angicos, interior de Sergipe.
**1939**
Criação do Grupo Música Viva, por Koellreuter, que representava a vanguarda musical no Brasil, criando uma cisão entre os músicos eruditos. O Grupo difunde o Dodecafonismo no Brasil.
O Governo de Getúlio Vargas controla a música popular. Canções de cunho político só são veiculadas no rádio quando exaltam o país, como Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, que inaugura o gênero samba-exaltação. Gravada originalmente por Francisco Alves,
tem centenas de gravações, no Brasil e no exterior.
Glauber Rocha (Glauber Pedro de Andrade Rocha) nasce em Vitória da Conquista, Bahia.
Carmen Miranda: estréia do filme Banana da Terra, de João de Barro e Mário Lago. Neste filme, a "pequena notável" adota pela primeira vez o traje de baiana estilizada, na música O que é que a Baiana Tem?, de Dorival Caymmi.
Caymmi com a intérprete Carmen Miranda
Abril, 10
Rogério Duarte nasce em Areia, atual Ubaíra, Bahia.
Abril, 30
Televisão: inaugurada a primeira estação, a TV Americana.
Junho, 03
Televisão: primeira demonstração brasileira, no Rio de Janeiro.
Junho, 30
Lindembergue Rocha Cardoso nasce na cidade de Livramento do Brumado (BA), atual Livramento de Nossa Senhora.
**1940**
Villa-Lobos leva uma gama de artistas populares para Leopoldo Stokosiski, que visitava o Brasil, viabilizando uma série de gravações musicais, que se tornam peças raras: Donga, João da Baiana, Jararaca e Ratinho, Cartola, Zé-com-Fome (Zé da Zilda), Estação Primeira de Mangueira, Pixinguinha.
Carybé, artista plástico argentino, produz as ilustrações para o livro Macunaíma, de Mário de Andrade e, juntamente com Raul Brie, faz a tradução da obra para o espanhol.
Julho, 07
Ringo Star (Richard Starkey) nasce em Liverpool.
Outubro, 09
John Lennon (John Winston Lennon) nasce em Liverpool (às 7h. da manhã, em meio a um bombardeio aéreo alemão) (?)
**1941**
Walt Disney escolhe a música Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, para trilha sonora do filme Saludos, Amigos.
Os Anjos do Inferno gravam Brasil Pandeiro, samba-exaltação de Assis Valente.
Waldir Serrão (Big Ben) nasce no bairro da Boa Viagem, em Salvador.
Jorge Mautner (Jorge Henrique Mautner) nasce no Rio de Janeiro.
Fevereiro, 19
Capinan (José Carlos Capinan) nasce no arraial de Pedras, interior da Bahia.
Abril, 19
Roberto Carlos (Roberto Carlos Braga) nasce em
Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo.
Junho, 05
Erasmo Carlos (Erasmo Esteves) nasce no Rio de Janeiro.
Setembro, 08
Fernando Cerqueira (Fernando Barbosa de Cerqueira) nasce em Ilhéus, Bahia.
**1942**
Ataulfo Alves compõe o samba Amélia, que se torna antológico na MPB.
Dodô Nascimento e Osmar Macedo estabelecem o primeiro contato com um violão eletrificado, no concerto de Benedito Chaves, no Cine-Teatro Guarany - atual Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, em Salvador.
Abril, 18
Coca-Cola: (símbolo da pós modernidade)
inauguração da primeira fábrica no Brasil.
Março, 22
Jorge Ben(Jor) Nasce em Madureira, Rio de Janeiro,
batizado Jorge Duílio Lima Menezes.
Junho, 18
Paul McCartney (James Paul McCartney) nasce em Liverpool.
Junho, 26
Gilberto Gil (Gilberto Passos Gil Moreira) nasce no bairro de Tororó, em Salvador.
Agosto, 07
Caetano Veloso (Caetano Emmanuel Viana Telles Veloso) nasce em Santo Amaro, no Recôncavo baiano.
Setembro, 27
Jimi Hendrix nasce em Seattle, EUA. Nascido Johnny Allen Hendrix, passaria a ser chamado, pelo pai, James Marschal Hendrix.
Setembro, 28
Tim Maia (Sebastião Rodrigues Maia) nasce no Bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro.
Novembro, 12
Paulinho da Viola (Paulo César Batista de Faria) nasce no Rio de Janeiro.
**1943**
Fevereiro, 25
George Harrison nasce em Liverpool.
Junho, 17

Nasce
José Emmanoel (Jose Manoel de Lima Athayde), na Praça José de Alencar, Pelourinho.
http://tempomusica.blogspot.com/2010/12/jose-emmanoel-um-talento-musical-da.html
Junho, 25
Fundação da Hora da Criança, inicialmente como programa de rádio.
**1944**
Baiano (Manuel Pedro dos Santos - Santo Amaro da Purificação,1887) morre no Rio de Janeiro. Cantor popular do início do século, no Rio de Janeiro.
Um dos primeiros discos brasileiros, o Zon-O-Phone n.º 10.001,
do catálogo de 1902, da Casa Edison traz o lundu Isto é Bom,
de Xisto Bahia, cantado e acompanhado ao violão por Baiano.
Ari Barroso vai aos EUA e compõe a trilha sonora do filme Você Já Foi à Bahia?, de Walt Disney.
Junho, 19
Chico Buarque (Francisco Buarque de Hollanda) nasce no Rio de
Novembro, 09
Torquato Neto (Torquato Pereira de Araújo Neto) nasce em Terezina, Piauí.
**1945**
Academia Brasileira de Música:
Heitor Villa-Lobos
é o seu fundador e primeiro presidente.
Construído na Universidade da Pensilvânia, o Eniac é o primeiro computador eletrônico do mundo, com 17.468 válvulas, 70.000 resistores e 6.000 chaves de controle manual.
Ano de intensa agitação eleitoral, em que pouco ou nada se produz de significativo nas artes. A música popular e o cinema estavam em "maré baixa".
Fevereiro, 06
Bob Marley (Robert Nesta Marley) nasce na Jamaica.
Junho, 01
Edil Pacheco nasce em Maragogipe, recôncavo baiano.
Junho, 05
Thildo Gama nasce em Salvador.
Junho, 28
Raul Seixas nasce em Salvador.
Setembro, 07
Ederaldo Gentil nasce em Salvador.
Setembro, 26
Gal Costa (Maria da Graça Costa Pena Burgos) nasce em Salvador.
**1946**
É construído o ENIAC, primeiro computador eletrônico digital automático.
O engenheiro eletricista americano Vannevar Bush (1890-1974) constrói um computador usando válvulas de rádio. John William e John Presper Eckart Jr montam a parte mecânica do equipamento.
É lançado Baião, de Luis Gonzaga & Humberto Teixeira.
Luiz Gonzaga começa a divulgar nas estações de rádio o baião, com uma nova maneira de dançar.
Jorge Amado, aos 34 anos, membro do Partido Comunista, lança o livro Seara Vermelha, de inegável valor documental e histórico, que afirma e enaltece o ideário político do PCB. No texto Tropicalismo, Eppur si Mueve (1998) o poeta Capinan faz referência à ..."emergência da cultura afro e mestiça, preconizada por Jorge Amado, ainda nos tempos stalinistas. Mas não ouvíamos."
Lançamento do Manifesto 1946, do Grupo Música Viva, cria uma cisão entre os músicos eruditos no país. Liderados por Koelreutter, Guerra Peixe, Eunice Catunda, Edino Krieger e Cláudio Santoro, discordam da corrente do nacionalismo musical, propõem o cosmopolitismo, a assimilação da multiplicidade de tendências da vanguarda européia.
Referindo-se aos aos princípios norteadores do movimento, anota o compositor Paulo Costa Lima (1998): "... a música representa o reflexo da realidade social, procura revelar o novo, no sentido de ajustar a música à expresão real da época e da sociedade; refuta a arte acadêmica, a partir da não-aceitação dos princípios estéticos da tendência nacionalista; admite o nascimento e o crescimento do novo, escolhendo a revolução e repelindo a reação". Esse "espírito de 1946" é o que virá fundar, sob a coordenação de Koelreutter, em 1954, os Seminários Livres de Música, que darão origem à atual Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.
Março, 14
Um grupo de torcedores do Esporte Clube Bahia, liderados por Amado Bahia Monteiro, desejando animar a torcida numa partida contra o rival Vitória, procuram o compositor Adroaldo Ribeiro Costa, que no dia seguinte compõe a canção que viria a transformar-se no atual hino da agremiação, após diversas modificações sofridas.
Abril, 26
Paulinho Boca de Cantor (Paulo Roberto Figueiredo de Oliveira) nasce em Santa Inês, interior da Bahia. As biografias diferem quanto ao seu nascimento, indicando também 26 de julho de 1946 e 28 de julho de 1947.
Junho, 18
Maria Bethânia nasce em Santo Amaro da Purificação. Como na época um dos grandes sucessos radiofônicos era a canção intitulada Maria Betânia, Caetano, o pequeno irmão mais velho, insiste para que a recém-nascida se chame assim.
Maria Betânia: composição do compositor pernambucano Capiba, codinome de Lourenço da Fonseca Barbosa (28/10/1904 - 31/12/1997), gravada em 1944 por Nelson Gonçalves.
Agosto, 14
Gereba (Winston Geraldo Guimarães Barreto)
nasce em Monte Santo, interior da Bahia.
**1947**
A televisão instala-se nos lares. Não tendo especificamente um inventor, a TV é utilizada em laboratórios como um equipamento de pesquisa desde a década de 1920.
Severino Araújo grava Rhapsody In Blue, de George Gershwin, em ritmo de samba.

Rhapsody In Blue
Composição: George Gershwin
Interpretação: Severino Araújo e Orquestra Tabajara
78 RPM
Continental 15.769-a
FAIXAS:
1. Rhapsody In Blue - George Gershwin (Samba)
2. Um Chorinho Pra Você - Severino Araújo (Choro)
Muitos foram os artistas brasileiros que se impressionaram com a famosa composição de Gershwin. Entre inúmeras interpretações locais, a do clarinetista, compositor e maestro Severino Araújo, sem dúvida revoluciona os parâmetros da música instrumental no Brasil, ao estabelecer vínculos, até então inusitados, entre o samba e o jazz.
Agradecimentos ao blog Vinyl Maniac

[http://vinylmaniac1.blogspot.com/2009/08/1.html]
Julho, 08
Moraes Moreira (Antonio Carlos de Moraes Pires Moreira) nasce em Ituaçu, interior da Bahia. Algumas biografias dão 1948 como ano de seu nascimento.
Dezembro, 23
Uma pesquisa realizada nos Laboratórios Bell, sobre as propriedades eletrocondutivas dos semicondutores, resulta na invenção do transistor, por John Bardeen, Walter Brattain e William Schockely. Minúsculo, mais simples e mais confiável que as antigas válvulas (mais tarde redescobertas pelos engenheiros de som), o transístor abre caminho para a miniaturização dos aparelhos eletrônicos, permitindo o desenvolvimento posterior da micro-eletronica. Sua conseqüência direta são os circuitos integrados. Bardeen (1908/1991), junto com outros cientistas, desenvolve a teoria da supercondutividade.
Dezembro, 31
Rita Lee (Rita Lee Jones) nasce em São Paulo.
**1948**
Os transistores tomam o lugar das válvulas de vidro, como componentes essenciais dos circuitos elétricos e eletrônicos. Feitos de silício, o mesmo cristal encontrado na areia, são montados em chapas redondas denominadas chips.
John Cage: Sonatas e Interludes for Prepared Piano.
Inauguração do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia).
Jorge Amado, deputado do PCB é cassado, durante o governo de Dutra.
Fevereiro, 21
Tuzé Abreu (Alberto José Simões de Abreu) nasce em Salvador.
Julho, 06
Monteiro Lobato (SP, 1882) morre em São Paulo. Escritor e editor, autor de notáveis adaptações e traduções de clássicos infantís. A série de 1935 a 1939 inclui: Memórias da Emília, Serões de Dona Benta, Histórias de Tia Nastácia, O Poço do Visconde, O Pica-pau Amarelo, etc.
Julho, 20
Raimundo Sodré nasce em Ipirá, cidade situada na zona limítrofe entre o Sertão e o Recôncavo baiano. Consta que é registrado em Salvador, ano 1949.
Agosto, 31
Surgem os discos de vinil.
Os discos long-play são apresentados como novidade, nos EUA.
A Colúmbia introduz a primeira gravação 33 1/3 rpm, 12 polegadas.
Outubro, 10
Marco Antônio Guimarães nasce em Belo Horizonte.
Novembro, 09
Tom Tavares (Antonio Carlos Tavares da Cunha) nasce no município de Santana (cidade do oeste baiano).
**1949**
A empresa RCA, dos EUA, anuncia a criação da TV em cores.
Fecham-se os estúdios cinematográficos da Cinédia, fundada em 1930, pioneira na história do cinema brasileiro.
João Gilberto chega ao Rio de Janeiro, passando a atuar como solista do grupo vocal Garotos da Lua.
Chiquita Bacana, marcha de Alberto Ribeiro e João de Barro.
Fevereiro, 18
Formação do Afoxé Filhos de Gandhy, por estivadores do Porto de Salvador.
Presença marcante do afoxé criado pelos estivadores portuários, tendo na figura do Mahatma a inspiração que o acompanharia sempre: a não-violência no carnaval.


Grupo do Afoxé Filhos de Gandhy.
Photo Pierre Verger©Fundação Pierre Verger


Novembro, 04
Fundada em São Bernardo do Campo – SP, a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, para fazer concorrência com a Atlântida, criada oito anos antes.

5 comentários:

  1. bom adorei a linha do tempo que fizeram!
    Me ajudou muito no trabalho de escola...
    só uma coisa eu não gostei
    vcs bem que poderiam retirar os atores e cantores que nascem e morrem em cda época!!!
    não precisa disso
    ó.Ótimo text!!
    parabens!

    ResponderExcluir
  2. vai dar certinho aqui para o meu trabalho!!1
    Adorei...

    ResponderExcluir
  3. Da hora essa linha do tempo agora só imprimi pro trabalho (: KKKKK

    ResponderExcluir
  4. É muito gratificante perceber que nosso esforço resulta em alguma utilidade, proporcionando a aquisição do conhecimento.
    Mas é lamentável que professores e estudantes ainda sigam o modelo existente a mais de século, da cópia, da reprodução. Ao invés da folha de papel pautado, e uma atividade-carbono, meramente caligráfica, usa-se agora o meio digital, os comandos ctrl+c/ctrl+v e uma impressão a laser e muitos educadores sentem-se satisfeitos com essa enganação, pois nem ele conhece o assunto e nem o estudante reflete ou assimila.
    Uma sugestão: digam com as suas próprias palavras o que compreenderam do texto; levantem questões, dúvidas, "por quês". E... professores: ofereçam uma base mínima para que os estudantes saibam o que e onde buscar, sobre o tema que é proposto em classe.
    Num projeto como esse, deverão haver muitos equívocos, erros de transcrição, etc. Quem sabe os jovens estudantes e seus professores não poderiam colaborar?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei muito da sua linha do tempo, aproveitarei algumas datas e nomes para uma feira cultural, mas seu comentário que professores sentem-se satisfeitos com essa enganação pelo contrário professores não aceitam esse tipo de trabalho, mas os alunos acham que vão enganar os professores , mas estão enganando a si próprios , infelizmente, não querem se dar o trabalho de pesquisar e enriquecer seu conhecimento

      Excluir